Dicas para orientar o projeto de armários para um closet

Fazer a organização de um closet ou de um armário é um dos trabalhos de uma personal organizer. Mas sempre que faço esse trabalho verifico o quanto é importante pensar no projeto desse espaço antes mesmo da organização.

Muitas vezes fui questionada que alterações deveriam ser feitas ou até contratada para uma consultoria antes da definição da marcenaria. Como arquiteta, oriento que procurar orientação de acordo com o volume e as características do usuário é o melhor, pois isso evitará adaptações, soluções posteriores com o uso de artifícios e improvisos, e consequentemente, menos objetos organizadores.

Se ao contratar um marceneiro o cliente já tiver a nossa orientação isso evitará muitos transtornos.

Para começar faça um levantamento de todas as roupas, calçados, bolsas e acessórios para saber o espaço real que o cliente necessita. Esse é o momento ideal para fazer um descarte.

Em seguida pense como ele utiliza os espaços. Está funcional? Está guardando as peças da maneira correta? Tudo que está em gavetas deveria estar ali, ou poderia transferir algumas peças para cabides? Repensar com o cliente como ele organiza alguns itens é importante. Seus hábitos irão determinar a configuração do armário. Existem gavetas com muita altura e que são mal aproveitadas. Outras muito rasas, ou pouco profundas.

moveis_planejados_para_closets

Considere:

medidas a profundidade mínima deve ser a medida de um cabide com uma peça volumosa como um paletó ou um casaco pesado – 55 cm. Se houver portas de correr essa medida aumenta em média 5 cm. A altura padrão para um varão de cabides está entre 1,90 a 1,95 cm (confortável para manuseio dos cabides). Porém isso pode ser ajustado de acordo com a estatura dos moradores ou usuários. Em função disso serão definidos os espaços acima(normalmente maleiros, prateleiras ou nichos) e abaixo (gavetas e sapateiras).

cabideiro – verifique se a altura do cabideiro atende as peças que você possui para que nem blusas, vestidos, camisas e ternos fiquem em contato com a prateleira inferior. Aqui fica a dica de que muitas peças que organizamos em gaveta ficam muito melhor em cabides: caso de várias camisetas regatas, aquelas com apliques, camisas polo, e casaquinhos abotoados. Tudo depende da escolha correta dos cabides. Aí uma personal poderá ajudar na escolha.

prateleiras – caso não tenham apoios reguláveis, não devem ter vãos muito grandes. Empilhar várias peças de roupa dificulta o manuseio diário. Mas as que ficam mais embaixo podem ter vãos maiores para uma melhor visualização.

nichos – são lindos, mas é preciso ter muito espaço. Procure utilizar áreas do armário menos profundas para que se obtenha uma boa visualização. Essa profundidade deve ser definida de acordo com o uso – por isso é bem importante saber o que pretende guardar ali. Se for utilizar para caixas, faça um levantamento dos tamanhos existentes no mercado. As opções são várias.

gavetas – são mais úteis para peças miúdas, não tão volumosas, então não precisam ser muito altas. Na organização de peças em gavetas não é aconselhável a sobreposição de peças. Uma gaveta de 17 à 19 cm será bem aproveitada. A largura também não precisa ser grande. Gavetas largas necessitam de divisórias e isso deveria ser predefinido (exemplo: uso das gavetas para peças íntimas ou bijouterias). Caso utilize corrediças, é necessário considerar que ela será “roubada” na abertura em 5 cm e no espaçamento em ao menos 4 cm (necessário para encaixe inclinado das roldanas da corrediça).

sapateira – as medidas da sapateira devem ser definidas de acordo com o volume de sapatos baixos, altos, esportivos e botas e de como você gosta de organizá-los. Prateleiras com corrediças são práticas (verifique a numeração feminina e masculina para não errar na profundidade – qualquer 2 cm podem fazer a diferença), e as inclinadas, apesar de facilitarem a visão, ocupam mais espaço.

acessórios – não se iluda com a variedade de acessórios oferecidos no mercado. Na hora de definir reflita se aquele acessório é mesmo útil. Caso dos calceiros (ocupam espaço e limitam o uso), dos cabideiros com articulações móveis (só se justificam para soluções de armários muito altos – seu mecanismo é grande e rouba espaço), suporte para gravatas e cintos (dependendo do volume alguns são insuficientes). Por outro lado alguns são extremamente eficientes: divisórias e colméias em gavetas para peças íntimas, prateleiras reguláveis, gavetas com corrediças, visores nas gavetas, dobradiças de canto que abram 180º para portas são alguns exemplos.

Na hora de definir a distribuição interna de armários, pensar na organização é sem dúvida garantia de um uso adequado desse espaço.

Esse serviço é oferecido no site da miorganiza  para clientes diretos ou personal organizers que necessitarem de apoio (consultoria online/armários).