Mudança de estação x organização

nature-landscape-autumn-park-trees-grass-sunshine-2K-wallpaper

Você está preparado para a nova estação?

O outono chegou e com ele dias de friozinho pela manhã, e ao cair da tarde, e uma temperatura amena no decorrer do dia. Seu espírito pode estar pronto para essa estação de dias de céu lindos com tons passando pelo azul, lilás, violeta e laranja, que envolvem a gente. E isso que não estamos nem no hemisfério norte, mas mesmo assim já se percebe. Mas e sua rotina? Muda muito com o outono?

Minha experiência como profissional de organização é que sim. Muitas coisas mudam esta época na rotina do nosso dia, na casa e nos hábitos seguidos até aqui vindos do verão.

Para começar, chega aquele ventinho frio, sem tanta umidade, e os dias vão ficando mais curtos – a cada dia escurece um pouquinho mais cedo. Essa avaliação é interessante, pois fará vocês perceberem que a organização auxilia e interfere em tudo.

Começando pelo fato de que várias roupas nos seus armários, que usava até então, não usará mais. É hora de fazer uma reorganização dos cabides, das gavetas e prateleiras retirando peças do verão – vestidos leves, regatinhas, bermudas, shortinhos –  e priorizando agora camisas, blusinhas de manga ¾ ou longa, calças, blasers e casaquinhos, muito úteis para o início e o final do dia.

A organização da sapateira também muda: saem as sandálias e rasteirinhas e passamos a usar aqueles sapatos fechados abandonados ao fundo. Com eles resgatamos as bolsas mais escuras e um pouco maiores que permitam levar aquela peça de roupa extra para o final do dia, quando sairmos de um compromisso para outro sem tempo de retornar à casa.

É hora de tirar os biquínis e saídas de praia da frente e usar lenços e pashiminas nas bolsas.

É hora de abandonarmos as saladas e introduzirmos os caldinhos deliciosos na alimentação. Comprar frutas típicas da época que nos remetem a tempos antigos para entendermos como somos privilegiados em ser capaz de fazermos essas associações: a goiaba, o abacate, o figo, o caqui… todas me remetem ao outono.

Com os dias escurecendo mais cedo é hora de rever atividades que necessitem da luz do dia.

Adaptar a rotina para uma nova rotina.

No fundo mudanças de estação são exatamente isso: é preciso avaliar o que não serve mais e priorizar o que é mais importante.  Isso é organização. É a natureza nos ensinando que na vida precisamos nos avaliar e moldar e seguir adiante em novos ciclos. Melhores ciclos!

Bem-vindo outono!!!!!!

(post publicado no Blog da Lu Pontes)